Réquiem (VERDI)



Resumo da Obra

Para amantes de música erudita a Missa de Réquiem escrita por Verdi é indispensável no repertório.  A primeira apresentação foi realizada em 22 de maio de 1874 para comemorar o primeiro aniversário da morte de Alessandro Manzoni, um poeta e romancista italiano muito admirado por Verdi. A peça também é por vezes referida como Réquiem de Manzoni. O Réquiem de Verdi foi feito para uma grande orquestra, consistindo de três flautas, dois oboés, duas clarinetas, quatro fagotes, quatro trompas, oito trompetes, três trombones, um oficleide, tímpanos, bumbo e cordas.A obra também conta com um quarteto de cantores solistas (sopranomezzo-sopranotenor e baixo), bem como um coro duplo.

A Música

Ao longo de toda a obra Verdi utiliza ritmos vigorosos, melodias sublimes e contrastes dramáticos, como fazia com suas óperas, para exprimir as poderosas emoções transmitidas pelo texto. O terrível "Dies Irae", que introduz a tradicional sequência do rito fúnebre latino, é repetida ao longo da obra para transmitir um sentido de unidade. Os trompetes que são posicionados em torno do palco para produzir um chamado inescapável ao Juízo Final no "Tuba mirum", e a combinação resultante das marcações de quádruplo fortissimo nos metais e no coro resultam em algumas das peças musicais de volume mais elevado já produzidas sem o uso de amplificação. O célebre solo para tenor, "Ingemisco", exprime a esperança para o pecador que pede o perdão do Senhor, e a bela "Lacrimosa" foi composta por Verdi a partir do dueto "Qui me rendra ce mort? Ô funèbres abîmes!", do quarto ato de sua ópera Don Carlos.

Por  fim temos uma obra fantástica, tomei a liberdade de selecionar uma das apresentações que pra mim foram marcantes, regida por Semyon Bychkov numa apresentação da orquestra sinfônica da BBC. Confira:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo, Cap 1, Educação e Sociologia (DURKHEIM)

Resumo, A Invenção das massas: a psicologia entre o contole e a resitência (BENEVIDES)

Resumo, Cap 1 , Sobre o Behaviorismo (SKINNER)