Death and Life (MUNCH)



Death and Life é uma obra de Edvard Munch (1894), ela retrata um esqueleto humano e uma mulher bela em um apaixonado abraço. A imagem ilustra a íntima conexão entre amor e morte, Eros e Thanatos. Pra mim é uma representação interessante da dualidade das pulsões de vida e de morte propostas por Freud, onde a pulsão de vida se caracteriza pelo estímulo inconsciente de instintos como o prazer, a paixão, a sobrevivência e a reprodução (Não somente esses como também fome, sede, repulsa a dor), já na pulsão de morte observa-se a necessidade de todo ser humano em morrer pois:

"O Objetivo de toda vida é a morte" Freud (1920)

Porém essa pulsão de morte é constantemente balanceada pela pulsão de vida num ciclo equilibrado, pra Freud a maior característica dessa pulsão é a o comportamento de auto-destruição ou de auto-sabotagem.

Na ponta direita da figura é observável duas figuras altas, magras e embrionárias, na extrema esquerda observa-se um fluxo borbulhante de sêmen, como se fosse visto por um microscópio. Munch introduz esperma em sua pintura e com isso adiciona um olhar moderno e de dimensão científica para a tradicional representação de vida e morte. As duas figuras da direita são estranhas criaturas, magras e amorfas, que pode ser facilmente visto como corpos mortos, o contraste para a principal figura que grita, também leva a teorizar sobre fantasmas.

Portanto, aconselho você leitor realizar pesquisas sobre a extensa obra de Edvard Munch e se atentar ao período da obra em que a temática se assemelha com essa dualidade de pulsões.

~Dave Bastos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo, Cap 1, Educação e Sociologia (DURKHEIM)

Resumo, A Invenção das massas: a psicologia entre o contole e a resitência (BENEVIDES)

Resumo, Cap 1 , Sobre o Behaviorismo (SKINNER)